quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Incêndio criminoso no Lar Transitório


Princípio de incêndio, na madrugada de quarta-feira, levou o prefeito, Marlon Santos, ao Lar Transitório localizado no Alto do Amorim em Cachoeira do Sul e retirar as 22 crianças em segurança e levá-las para o Hotel Everson, no centro da cidade. Segundo relato do monitor Manuel Valcemar Dutra, o fato aconteceu por volta de três da madrugada, quando viu clarões por entre as frestas do grande chalé que abriga os menores, correu rapidamente para o lado de fora e jogou o botijão industrial para longe. O fogo já estava começando a queimar a parede da casa. Manuel estava em alerta, pois já havia chamado a Brigada Militar por duas ocasiões naquela noite, depois de ter ouvido barulhos que considerou estranhos. Conforme o prefeito Marlon Santos, o princípio de incêndio pode ter sido criminoso, já que a mangueira de gás do botijão estava cortada e foi ateado fogo.
REVISÃO - Marlon havia manifestado há pouco tempo a intenção de fechar esse abrigo por achar irregular a situação de crianças convivendo com adultos com problemas na justiça, e chegou a prever que fato desta natureza poderia ocorrer. Isto está registrado na imprensa local.
PROVIDÊNCIAS - A Secretária do Trabalho e Ação Social, Jaqueline Teixeira, juntamente com sua equipe de assistentes sociais e monitores do Lar Transitório, está prestando todo o atendimento às crianças retiradas do abrigo até que providências definitivas sejam tomadas. O que é o Lar Transitório?
O Abrigo Lar Transitório é uma instituição criada através do Decreto Municipal número 056, de 1995, mantida com recursos do governo federal e municipal. Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), crianças de zero a 17 anos e 11 meses que estiverem em situação de risco, podem ser abrigadas no local por até 15 dias. Geralmente, são crianças e jovens vítimas de abuso sexual, maus tratos e todo tipo de negligência da própria família. Essas crianças são encaminhadas ao Abrigo através do Conselho Tutelar, da Promotoria da Infância e Juventude ou do Juizado da Infância e Juventude. Conforme a titular da Stas, Jaqueline Teixeira, estavam abrigados no Lar Transitório atualmente 22 crianças, que recebem visitas familiares somente com autorização do Conselho Tutelar.

(Janaína Sartório)

Foto: Prefeito Marlon Santos e a secretária Jaqueline preocupados com o crime ocorrido no Lar Transitório, que colocou em risco a vida de crianças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Onde compro o livro "Como Plantar Flores"?
Fábio
ideiamais@hotmail.com