quarta-feira, 4 de julho de 2007

Emater prestará contas à Prefeitura


Transcorreu em clima amigável a reunião entre o prefeito Marlon Santos e dirigentes da Emater, realizada hoje pela manhã, 4, no gabinete do chefe do executivo. O principal assunto em pauta foi a forma como a Emater apresenta os relatórios mensais de seus trabalhos à Prefeitura. O prefeito Marlon quer que a contrapartida dada seja melhor justificada. Pediu também mais atenção à fruticultura, setor em expansão e que necessita de um impulso maior para aumentar sua produtividade.
Ponderou ainda, a necessidade de uma parceria da Emater com a Granol na questão do biodiesel, onde a grande beneficiada será a agricultura familiar com a garantia de compra de cerca de 30% da produção. Para amanhã, 5, já está agendada uma reunião entre Emater, Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Agricultura e diretoria da Granol para tratar do assunto. O encontro será às 14:30h, na sede da empresa.
Durante o encontro, o chefe do escritório da Emater em Cachoeira, Eliseu Gonçalves e o Supervisor Regional Delcir Milanesi, salientaram que existem hoje, no município, 2.856 propriedades rurais, e que destas 70% possuem até 100 ha, quase todas enquadradas no Pronaf (assistência gratuita).
Também presente na reunião, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Antônio Wilson Corrêa, apontou como uma das reivindicações do Executivo o envio de relatórios detalhados do que se produz no município, com o objetivo de melhor orientar os produtores que desejem investir no setor. O secretário ainda argumentou que é necessária uma atuação mais efetiva por parte da equipe de veterinários da Emater, já que dados apurados pela Secretaria apontaram a existência de 75% de índice de contaminação de zoonoses no rebanho pecuário da região. "Precisamos de maior planejamento e assistência preventiva ao produtor", destacou Antônio Wilson.
Segundo informações de seus dirigentes, a Emater trabalha hoje em Cachoeira do Sul com seis técnicos, sendo cinco deles de atuação na área técnica e um na área social. "A Emater presta serviços ao município e somos pagos por isso. A prefeitura aponta as necessidades de seus produtores, e a Emater trabalha de acordo com essas definições e com cada plano de governo", explicou o agrônomo e supervisor regional Delcir Milanesi.
Até o fim do mês, a Emater volta a se reunir com o Executivo, já atendendo parte dos pedidos estabelecidos neste primeiro encontro. (Janaína Sartório)

Nenhum comentário: